Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Brazil
Estudo Geografia, meu objetivo neste site e escrever sobre geografia informando sempre as fontes utilizadas, indicando bibliografia dos textos de revistas ou livros, dar informações sobre os autores de textos que eu vier a trabalhar aqui no blog, com o intuito de divulgar estes trabalhos que eu gostei de conhecer e utilizar na faculdade.

Tradutor

Hoje é

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A importância dos minerais na vida do homem

RELATORIO DE VIDEO APRESENTADO PELO PROFESSOR ANTÔNIO CAJADO, SOBRE ROCHAS E MINERAIS EM 20 DE AGOSTO DE 2009, NO 3º PERIODO DO CURSO

Relatório de vídeo apresentado em 13-08-09, quinta feira, sobre rochas e minerais, pela TV escola, numa série sobre os minerais.

O vídeo trouxe uma retórica de como são formadas as rochas, dos usos que o homem faz delas desde o período pré-histórico, da grande admiração do homem pelas criações da natureza. O sílex chama a atenção, é uma rocha que o homem do período neolítico utilizou muito, sua propriedade de dureza e alta densidade permitiu ao homem pré-histórico fazer ferramentas para sua sobrevivência e vêem-se a partir daí, que mesmo sem conhecer estas propriedades o homem identificou devidas suas necessidades, as riquezas desta rocha sedimentar.

Possivelmente, por enxergar tais propriedades, o homem foi dando às rochas poder de divindade, com elas o homem construiu totens, deuses, templos e adorou estes seres inanimados de vida celular, mas cheios de energia advinda de propriedades grandiosas, dada a composição química que possuem. O diamante era considerado uma divindade luminosa


O fóssil é outro achado, um memorial de pedra para os bichos, que trouxe para o conhecimento científico uma bagagem extraordinária como a existência de seres como os dinossauros. As paisagens que encontramos hoje na terra são prova do movimento no interior da Terra, o núcleo que efervesce com constância faz com que a massa mineral de magma seja forçada para cima e cria montanhas, é expelida por vulcões, e faz a paisagem estar sempre se movimentando, ainda que nós não percebamos o movimento.

Os minerais estão no nosso dia-a-dia, como por exemplo o lápis, os chips, os televisores, as rochas são combinações de minerais, os minerais são puros em sua composição química, os cristais são a mãe de todas as gemas. As rochas também é o local de morada dos bichos como cangurus, como os pingüins que se reproduzem nas rochas. Como vemos, desde o início o homem está intimamente ligado à esta riqueza da natureza: as Rochas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário